23/04/2008

30 Mil na Mão - Versão do Diretor


Algumas diárias se passaram ao longo deste vazio cinematográfico ocupado por coisas mais rentáveis ou urgentes. Menos diárias do que gostaríamos todos mas o suficiente para chegarmos aqui, na penúltima e epopéica diária, com aquele brilho lúdico nos olhos – aquele brilho que começou em novembro passado.



Neste último domingo os Batedores estiveram reunidos no palácio do vice-governador do Estado para passar a limpo a cena final da jornada de Raul. É a cena tecnicamente mais apurada e isso se refletiu drasticamente nas 3 horas de produção de set. Como um plus, ainda havia um flashback para ser degustado de sobremesa.


A cena se compõe de 3 momentos: Raul entra, Raul leva mijada, Raul foge. A primeira e última parte tinham traquitanas envolvidas, a do meio, uma prótese facial criada pelo Ricardo Ghiorzi que transformou o Jack Gerchmann em algo que algum dia dourado foi Jack Gerchmann. Como não contávamos com o fator suor, a perfeição da máscara era uma questão de tempo. Tivemos de inverter a ordem dos takes para aproveitar os melhores momentos da máscara e muitos atores acabaram entrando em campo só aos 45 do segundo tempo. Um deles foi o Marco Soriano Jr. (pelo menos no ângulo de suas falas) que rodopiou pelos aposentos do vice em seu tradicional aquecimento-acasalamento e na hora H acusou estar “frio”. São ossos do orifício - lhe foi explicado. De resto não tivemos contratempos técnicos pois a luz setada pelo diretor de foto Marcio Cardoso, assessorado por Franck Rebello – nova aquisição da equipe - se ajustava para qualquer ângulo em que enfiassemos a câmera. Exceto a silueta final, claro, mas isso é um aparte.



Enquanto isso o Homem comia papinha (desenvolvida pelo Marcelo Lima e com a prova régia de Filipe Konig a.k.a. Babys) servida pelo indefectível Arauto (Cláudio Benevenga – sem óculos escuros!). De bandeja, o Homem ganhou uma namorada (a Dani, que além de atriz é diretora de cena e que depois eu descubro o sobrenome dela), um segurança e dois enfermeiros (reais – caso a máscara ou a papa fizessem mal ao Jack). Um swap curioso na equipe é que os stills foram batidos pela Lisi Caldini – que claro, também se juntou ao Ghiorzi na maquiagem. Ainda nos bastidores estavam o Henrique Zandoná, ora de stand-in, ora na estiva, ora no stand-in. A Pomba andou fazendo milagres de novo, conseguindo uma camisa branca sei lá de onde de última hora. Tudo documentado de maneira exata pela câmera reveladora e bombástica de Christian Verardi.



A arte estava representada pela Fernanda Jorge, Juliana Robin (que teve que desenvolver figurino com a gravação em andamento - kkk), Cris Bastos, Gabi Ferreti, Duca Queiroz (retornando após um período fora). Tive o prazer de contar também com nossa nova assistente de produção – que fez umas quinhentas viagens de transporte ao longo da diária, forneceu carros e armas para a produção e fez até ponta – ninguém menos que minha amada Rose.


No intervalo nossos estômagos estiveram cobertos pela Pizza Hut, último por enquanto, trunfo do Édnei Pedroso que como businessman ocupado conseguiu atender às gravações só a partir das oito da noite (embora com lágrimas nos olhos). Reclamou para mim de coisas que estavam fora do roteiro – como de praxe e depois se divertiu com a encarnação do Homem-Saco, super-vilão desenvolvido pelo Cláudio Benevenga para o flashback final. Todos devidamente saciados de cinema e cansados da batalha matamos o último take pouco antes da meia-noite. Tenho orgulho em olhar o material bruto agora e dizer que demos o melhor de nós pois – desculpem o linguajar – ficou fodástico.

Nenhum comentário: